terça-feira, 1 de novembro de 2011

Harmonização de Espumantes Courmayeur

10 de novembro, quinta-feira, às 19h30

A boa culinária é uma arte. Para auxiliar quem ainda não tem muita experiência no assunto e para dar novas ideias aos experts, o Club Transatlântico irá promover a Harmonização de Espumantes, em parceria com o Clube da Champa, no dia 10 de novembro. "O final de ano é a época em que mais se consome espumantes, então aproveitamos a data para a harmonização, apresentando uma opção maravilhosa para as festas", opina Renata Gutmann, diretora do Clube da Champa.
Além disso, os participantes poderão assistir a uma palestra que falará sobre uvas, sua região de produção e a elaboração dos espumantes. O cardápio foi elaborado pela nutricionista Talita Nicolini Verzeletti, da Vinícola Courmayeur, e realizado pelo Chef Espedito, do Club Transatlântico, especialmente para combinar com as bebidas. O primeiro prato, uma salada de folhas verdes com camarões fritos e calda de framboesa ou morango, será harmonizado com um espumante Courmayeur Brut Rosé, indicado para um clima quente e seco, produzido 100% com uvas Pinot Noir, de paladar intenso e equilibrado. O segundo prato, risoto de presunto de Parma e shitake, será servido com o Courmayeur Brut Prosecco, de paladar leve e com bom equilíbrio de acidez e boa cremosidade. Para o prato principal, carré de cordeiro ao alho-poró, espumante Courmayeur Extra-Brut, nas variedades Chardonnay (85%) e Pinot Noir (15%), de paladar equilibrado com excelente harmonia entre acidez, açúcares e álcool. Por fim, duas opções de sobremesa, manjar de lichia e creme brulée de chocolate meio-amargo e cerejas, que serão harmonizados com espumante Courmayeur Moscatel, de paladar adocicado com boa cremosidade e frescor.
A escolha dos rótulos é uma amostra do que a Vinícola Courmayeur oferece. Todos os vinhos são produzidos na região das Serras Gaúchas. "O mais importante é informar ao apreciador de espumantes, e para aqueles que estão começando a conhecer, que o nosso produto tem a mesma qualidade ou é superior aos importados e temos que dar valor a isso", conclui Renata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário